Turma da Longevidade Digital
- Longevidade Digital Observatório
- 18 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2023
Por Maíra Rocha
No universo do Observatório da Longevidade Digital, o envelhecimento é encarado com entusiasmo, diversidade e vitalidade. Através de oito personagens únicos, a iniciativa busca desafiar estereótipos e mostrar que antes de serem pessoas idosas, eles são indivíduos com personalidades vibrantes e desejos únicos.

Os personagens foram desenvolvidos para serem incorporados nas peças de divulgação do site do Observatório da Longevidade Digital. Cada personagem tem sua própria personalidade e história, visando cativar o público das pessoas idosas e tornar o processo de aprendizado mais atraente e criativo. Essa abordagem permite que o grupo se identifique com as histórias dos personagens, tornando o acesso à informação e a adoção da tecnologia mais agradáveis e eficazes.
Os oito personagens criados têm algo em comum: todos têm mais de 65 anos e desafiam os estereótipos tradicionais associados a pessoas idosas. Em vez de retratá-los com coques, óculos e em atividades sedentárias, eles quebram essas convenções, representando a diversidade e vitalidade das pessoas mais velhas. A seguir, os principais perfis que serão trabalhados:

Vovô Ildo o Aventureiro: Tem 67 anos e adora andar de moto, desafiando a ideia de que a idade limita a capacidade de viajar e explorar novos lugares. Além disso é poeta e sua paixão é escrever sonetos. Sempre que tem dúvidas sobre tecnologia ou assuntos do dia a dia conversa com o assistente de voz do Google pelo celular.

Vovó Lélia a Atleta: Ela tem 82 anos. É uma mulher que pratica esportes e mantém uma vida ativa, desafiando o mito de que a velhice é sinônimo de inatividade. Além disso ela adora explorar a sua criatividade em artes manuais e na cozinha. Gosta muito de ler e ver vídeos no youtube. Tira suas dúvidas sobre limpeza, culinária e jardinagem na internet e testa todas as dicas que aprende em casa. Tem vários netinhos e netinhas do coração e adora brincar e desenhar com eles.

Vovô Toni o Empreendedor : Ele tem 86 anos. É um homem que administra seu próprio negócio, demonstrando que a idade não é um impedimento para o empreendedorismo e a inovação. Além disso ele adora desenhar e escrever crônicas. Já até publicou um livro! É casado com a vovó Luci.

Vovó Luci a Artista: Ela tem 66 anos. É uma mulher que se dedica a costurar e a bordar, mostrando que a criatividade não tem idade. Tem dois netinhos e adora brincar com eles e ir a igreja aos domingos. Casou com o vovô Toni com quase 60 anos.

Vovô James o Tecnológico: Ele abraça a tecnologia e utiliza dispositivos digitais de forma competente, desafiando a ideia de que as pessoas idosas são incapazes de se adaptar à era digital. Adora ler um manual e inventar coisas novas. Tecnologia é com ele mesmo. Gosta de um bom papo e conversa sobre todos os assuntos, principalmente educação, política e economia. É casado com a vovó Cida.

Vovó Cida a Voluntária: Ela tem 67 anos e é uma mulher que se dedica ao trabalho voluntário, demonstrando a importância do serviço à comunidade em qualquer idade. É muito conciliadora e espiritualizada. Todos os domingos reúne a comunidade e a família para o grupo do evangelho. É a vovó com quem sempre podemos contar. Tem dois netinhos pequenos que adora brincar e curtir. Uma que acabou de nascer e o mais velho com 10 anos. É casada há mais de 40 anos com o vovô James.

Vovô Lico o Mentor: Tem 76 anos e adora compartilhar seu conhecimento e experiência com as gerações mais jovens, enfatizando o valor da sabedoria acumulada ao longo dos anos. É o mestre das carnes da família e o seu churrasco o mais disputado da região. Faz uma caipirinha dos Deuses. Adora ouvir música e cantar. É casado com a Vovó Nani.

Vovó Nani a Viajante: Ela tem 75 anos ama viajar e mostra que a vida é para ser vivida sem prazo de validade. Alto astral, está sempre com um sorriso no rosto e pronta para ajudar as pessoas. Fica muito feliz com a casa cheia. Ela tem 4 netos que já são jovens e adolescentes. O mais novo tem 15 e a neta mais velha 30. É casada há mais de 50 anos com o vovô Lico.
Esses personagens não são apenas símbolos fictícios, mas representam uma abordagem revolucionária para a longevidade digital. Desafiam estereótipos negativos, inspiram os idosos a explorar novas possibilidades, adotar a tecnologia e permanecerem ativos em suas comunidades. Contribuem para uma imagem mais positiva e realista da velhice, promovendo uma sociedade inclusiva e respeitosa com todas as idades.



Comentários